03/ago/2017

Fadex apoia projeto voltado para a alimentação escolar

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e o Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFPI) promoveram, nesta terça-feira (01), a 1ª Oficina de Pactuação do Projeto Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead). O evento, realizado no Auditório

Francisca Elima Cavalcanti Luz, do Departamento de Nutrição, teve objetivo de instituir parceria entre a Sead, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o CCA, para facilitar a oferta de alimentos saudáveis da agricultara familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O projeto é vinculado ao FNDE para apoiar a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar no estado do Piauí, desenvolvendo este trabalho com as secretarias estadual e municipais do Piauí.

Presente ao evento, o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio Nunes, informou que o projeto visa o fortalecimento da Agricultura Familiar e a oferta de alimentos para a alimentação escolar. “A Fadex é instituição apoiadora da execução do projeto, atuando no desenvolvimento das atividades com o objetivo de auxiliar na efetiva promoção e execução do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além do caráter sustentável, o projeto, que vem sendo muito bem conduzido pela sua coordenadora, a Profa. Dra. Marize Santos, tem um viés social extremamente importante para os pequenos produtores rurais”, destacou o superintendente, acrescentando que a Fundação é a responsável pela gestão financeira do projeto.

O analista da Sead, Igor Teixeira, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos em prol do desenvolvimento da agriculta familiar e alimentação saudável. “Esse projeto tem grande potencialidade, uma vez que é relevante a capacidade do Cecane em promover articulações com órgãos e grupos familiares e assim aproveitar a experiência de trabalhos desenvolvidos através de projetos acadêmicos e de extensão. A ideia é tentar solucionar problemas que temos hoje, além do nosso interesse em impulsionar as aquisições de alimentos provenientes da agricultura familiar dentro do âmbito do PNAE. Firmar esta parceria é uma forma de compreender as reais demandas e potencialidades do estado, voltados para agricultara familiar”, explicou Igor Teixeira.

Além do superintendente da Fadex, participaram da Oficina, a Profa Dra. Adriana de Azevedo Paiva, Pró-Reitora dos Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), representando o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes; a Coordenadora do CECANE-UFPI, Profa Dra. Marize Santos; o Diretor do CCA, Prof. Dr. Paulo Ramalho; o analista do Sead, Igor Teixeira; a chefe do Departamento de Nutrição, Profa. Dra. Dilina Marreiros; a Chefe de Divisão de Agricultura Familiar, Sara Lopes, além de representantes do CCA e participantes da oficina.

A Agricultura Familiar e o PNAE

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. A aquisição dos produtos da Agricultura Familiar poderá ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.

Share on Facebook0