14/set/2017

Fadex é parceira de campanha para reduzir acidentes com trauma

A Associação Reabilitar, a Sociedade Piauiense de Neurocirurgia e ligas acadêmicas de medicina, neurologia e neurocirurgia estão realizando, na semana de 11 a 15 de semtembro, a Neuro em Ação, uma campanha de conscientização que alerta aos riscos do uso de celular ao volante, mergulho em águas rasas e as más posturas corporais, que provocam traumatismos com sequelas irreversíveis.

Pessoas com traumatismos relacionados a este tipo de acidentes estão entre a segunda maior causa de tratamento no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O assunto foi pauta de uma sessão solene nesta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa.

Conforme ressaltou o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, a prevenção de traumas deve ser um assunto discutido por todas as instituições da sociedade e pelo  poder público. O médico é presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que coordena o Projeto Pense Bem Trauma no Piauí. “Estamos elaborando um projeto de prevenção ao trauma, com medidas educativas e punitivas que vão integrar vários segmentos da sociedade, desde o poder público a universidades e instituições”, observou o neurocirurgião.

Benjamim Vale anunciou que a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) será parceira nesse projeto. “A Fadex, junto com a Rede Pense Piauí (RPP), será a responsável pelo auxílio na elaboração e execução do projeto e nos auxiliará na captação de recursos”, informou o médico, explicando que a meta do projeto é propor um trabalho de conscientização e educação, onde cada um deve fazer a sua parte e ser também um multiplicador de boas ideias e condutas.

Presente à sessão solene, o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio César Nunes, elogiou a iniciativa do Dr. Benjamin Vale e manifestou a alegria da Fundação em ser parceira do  Projeto Pense Bem Trauma. “Infelizmente, os hospitais estão cheios de pessoas que são vítimas de acidentes causados, principalmente, por imprudência no trânsito. Vemos o impacto financeiro que este tipo de acidentes, que poderiam ser evitados, provoca nos cofres públicos. Nossa intenção é oferecer todo o suporte técnico para que a campanha alcance resultados satisfatórios”, declarou o superintendente.

O presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, reforçou o apoio da Assembleia Legislativa às ações promovidas pela Sociedade Piauiense de Neurologia afim de ajudar na prevenção das doenças neurológicas. O deputado colocou a TV e a Rádio Assembleia à disposição das campanhas de prevenção a acidentes e outros problemas que afetam a população piauiense. “A Assembleia Legislativa está de braços abertos para ajudar essas campanhas”, declarou Themístocles Sampaio.

Além dos deputados estaduais, a sessão solene contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; do reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso; o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito no Piauí (Detran-PI), Arão Lobão; e o juiz federal Nazareno Reis.