05/dez/2016

Fadex participa de encontro nacional das fundações de apoio

logo_template-copia

Parte da equipe da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) participou, entre os dias 22 e 24 de novembro, do 34° Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Universidades. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Cientifica e Tecnológica (Confies), teve como objetivo discutir o fortalecimento do elo entre a pesquisa científica, a aplicação prática e os benefícios à sociedade e o papel que as fundações de apoio exercem no desempenho da atividade acadêmica.

Evento foi realizado em Belo Horizonte e contou com a participação de 320 integrantes de fundações e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTIC), Ministério da Educação (MEC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Consecti, Andifes, Sebrae, Controladoria Geral da União (CGU), Geral da União (AGU).

O encontro contou ainda com a participação de diversos reitores, profissionais da educação e dirigentes de 78 fundações vindas de 22 estados, que trataram sobre temas operacionais e políticos que as afetam diretamente às fundações de apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnologia. De acordo com o superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio Nunes, participar do encontro foi importante para promover o intercâmbio de experiências, discutir a desburocratização da pesquisa científica, debater os rumos da inovação no país e garantir alguns direitos e prerrogativas comuns às fundações.

“O 34º Encontro Nacional das Fundações de Apoio teve como a temática central a desburocratização da pesquisa científica. É um desafio agilizar, tornar mais rápido esse processo e viabilizar a pesquisa. Discutimos a captação de recursos, os entraves à pesquisa e inovação e a simplificação da legislação que regulamenta a pesquisa científica no país”, informou Lívio Nunes.

Durante o evento, foi realizada a votação para eleger uma nova diretoria. A chapa eleita irá ser empossada em janeiro de 2017, e terá como presidente o Diretor Executivo da Fundação COPPETEC, Diretor de Orçamento e Controle da COPPE/UFRJ e Vice-Presidente do CONFIES, Fernando Peregrino; e como vice-presidente, a representante da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Suzana Montenegro, além de outros 12 diretores e suplentes que compõe a chapa vencedora.