12/set/2017

Fadex prestigia aniversário de 14 anos do HVU

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof Dr. Lívio Nunes; a diretora executiva Dóris Amorim; e alguns colaboradores da fundação prestigiaram a comemoração do aniversário de 14 anos Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A solenidade, realizada nesta terça-feira (12), no auditório do HVU, reuniu a reitoria da UFPI, direção do HVU, corpo docente e discente do curso de Medicina Veteriária, corpo técnico, servidores do hospital e da universidade, pró-reitores e a comunidade acadêmica para comemorar o sucesso do Hospital Veterinário, que é referência nos serviços ofertados, atendendo inclusive animais de outros estados, como Ceará e Maranhão.

Na oportunidade, o diretor geral do HVU, Prof. Dr. João Macêdo de Sousa, ressaltou o apoio da Fadex na execução dos serviços do hospital. “A Fadex está atuando em parceria com o Hospital Universitário desde que ela foi fundada, há 12 anos. Durante todo esse período, a fundação tem nos oferecido um serviço de excelência, no planejamento, execução e acompanhamento do projeto Jornadas de Estudos em Medicina Veterinária”, destacou o diretor do HVU.

O superintendente da Fadex, Lívio Nunes, parabenizou o Prof. João Macêdo pela excelente gestão à frente do HVU e reiterou a satisfação da fundação em ter o hospital veterinário como parceira. “Já somamos 12 anos de parceria na gestão administrativa, fazendo seleção de bolsistas, importações, pagamentos, prestação de contas, etc. A Fadex tem know how certificado pelo HVU na execução dessas atividades, e isso nos deixa muito felizes”, salientou o gestor da fundação de apoio, acrescentando a importância do HVU na formação dos profissionais de medicina veterinária.

A vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, também destacou a contribuição do hospital para a qualificação dos universitários. “São 14 anos de serviço de extrema qualidade. O HVU tem o caráter de qualificação de recursos humanos, então nós temos a formação do veterinário e depois temos a qualificação desses veterinários com a residência médica em diversas áreas do Curso de Veterinária”, afirmou a vice-reitora.

O Prof. Dr. João Macêdo comemorou as conquistas do HVU e a ampliação na oferta de serviços. “Nós somos o único hospital veterinário das universidades federais que atende 24 horas no país. Outros avanços que conquistamos durante esses anos foi a internação 24 horas, a ambulância e o cemitério para animais. Com a gestão do Reitor José Arimatéia Dantas foram contratados 6 médicos veterinários e isso melhorou a qualidade do nosso atendimento para pequenos e grandes animais”, declarou.

Estiveram presentes no evento, o pró-reitor de Administração, Lucas Araújo; a pró-reitora de Extensão (PREX), Profa. Dra. Cleania de Sales Silva; o diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. Luiz Carlos Sales; a diretora de Administração Acadêmica, Lucyana Olievira Barbosa; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marcus Vinícius Monteiro Barbosa; além de médicos veterinários, professores e estagiários do HVU.