20/mar/2017

Finep e CNPq apoiam eventos nacionais e mundiais de ciência, tecnologia e inovação

Em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, na última segunda-feira (13), a chamada pública de apoio a eventos nacionais ou mundiais que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação no País. Ao todo, serão destinados R$ 17 milhões para esta ação, com valor máximo de até RS 150 mil por projeto.

Serão contemplados eventos a serem realizados no Brasil, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, todos relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos deverão ser inseridos em três linhas de Pesquisa:

· Eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que sejam realizados periodicamente e que tenham abrangência nacional ou internacional;

· Eventos de abrangência regional, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que estejam em suas primeiras edições (com histórico inferior a dez anos);

· Eventos mundiais, realizados no Brasil.

A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas de acordo com o período de realização do evento:

· CRONOGRAMA 1: Para eventos das linhas 1 e 2 que serão realizados no período de 01/07/2017 a 31/12/2017 e para eventos da linha 3 que serão realizados no período de 01/07/2017 a 30/06/2018. (Submissão das propostas até o dia 24/04/2017).

· CRONOGRAMA 2: Para eventos das linhas 1 e 2 que serão realizados no período de 01/01/2018 a 30/06/2018 e para eventos da linha 3 que serão realizados no período de 01/07/2018 a 30/06/2019. (Submissão das propostas até o dia 10/07/2017).

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/).

Veja mais detalhes na íntegra da Chamada (https://goo.gl/iuXgBV).

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq (adaptado)