20/abr/2016

Professor Lívio Cunha é empossado novo superintendente da Fadex

O Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) já esteve na coordenação da graduação e da pós-graduação de farmácia e na direção do Núcleo de Tecnologia Farmaceutica – NTF. Atua na pesquisa e desenvolvimento de produtos na área farmaceutica e correlata, tomou posse, na última sexta-feira (08), como novo superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex). A solenidade de posse foi realizada no Salão Nobre da Reitoria da universidade e contou com a presença do magnífico reitor e vice-reitora da UFPI e dos conselheiros da fundação.

livio_1024x683_acf_cropped

Na oportunidade, o novo superintendente destacou que seu objetivo à frente da Fadex é fortalecer o setor de inovação da UFPI através do apoio da fundação aos projetos da universidade e ampliar as parcerias já existentes na fundação. “A intenção é fomentar as parcerias fora da universidade. Em épocas de crise, temos que nos apoiar em recursos além dos que são disponibilizados pelo Governo Federal, por isso, acredito que seja importante buscar parcerias com o Governo do Estado, prefeituras e a iniciativa privada bem como em organismos internacionas”, explicou o superintendente.

A Fadex tem como objetivo apoiar programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí, mediante a apresentação de contratos e convênios por prazo determinado ou mediante outras ações obedientes às normas da UFPI, servindo-lhe de Fundação de Apoio.

De acordo com a Profa. Dra. Nadir Figueiredo, a UFPI está avançando nos quesitos pesquisa e pós-graduação e a inovação deve estar articulada a estes dois itens. “O professor Lívio César soma à Fadex, pois traz a sua experiência em ações voltadas a inovação e a transferência de tecnologia”, destacou a vice-reitora, acrescentando que o trabalho do professor com incubadoras e com a produção de produtos de várias aplicações será um diferencial para a fundação no que diz respeito à inovação tecnológica.

Em seu discurso, o Prof. Dr. José Arimatéia Lopes destacou o papel da Fadex no crescimento da UFPI e a expectativa de mais avanços com a nova gestão. “A Fundação tem dado uma contribuição muito grande á universidade, apoiando nas ações, nos projetos de extensão, pesquisa e ensino. Acredito que a nova gestão irá ampliar essa contribuição. O perfil do novo superintendente é o adequado para fazer da Fadex uma instituição ainda mais importante para a UFPI e para elevar a fundação ao patamar que ela merece estar, que é o de uma grande fundação de apoio ao ensino, pesquisa e extensão no estado do Piauí”, enfatizou o reitor.

Desde o ano passado, a Fundação de Apoio estava sob a coordenação da técnica Dóris Carvalho. “Assumi a gestão da Fadex após o falecimento do nosso antigo superintendente, o professor Dr. Rivelilson Mendes, mas estávamos na expectativa da vinda de um novo superintendente para colaborar ainda mais com os projetos da academia”, explicou Dóris Carvalho.