22/ago/2017

UFPI articula implantação de mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

O superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio Nunes, se reuniu nesta segunda-feira (21), com a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Piauí (Nintec/UFPI), Profa. Dra. Rita Chaves, para discutir a implantação do Mestrado Profissional em Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação (Profnit) no ambito da UFPI.

Coordenador e vice-coordenadora do mestrado discutem como será a implantação do curso na UFPI

O curso faz parte das ações empreendidas pela associação nacional Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e é dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

De acordo com o superintendente da Fadex, que esteve na semana passada na Bahia, participando do I Congresso Internacional do Profnit, o curso, stricto sensu, deverá iniciar no primeiro semestre de 2018 e o edital deverá ser lançado ainda este ano. “Estive reunido com o Prof. Dr. Josealdo Tonholo, membro da Comissão Acadêmica Nacional (CAN) e do Conselho Gestor do Profnit, para discutir a implantação do mestrado na UFPI. A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) já aprovou a proposta da universidade, o que nos deixa muito satisfeitos. Agora estamos aguardando os trâmites legais que antecedem a implantação do mestrado”, informou o Lívio Nunes, que será coordenador do curso.

Participantes do I Congresso Internacional do Profnit

A coordenadora do  Nintec explicou que o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação é uma iniciativa do Fortec. “O curso é o mesmo em todo o território nacional, com a mesma grade curricular e professores capacitados para as disciplinas que irão ministrar. A forma de seleção também é a mesma em todo o país. Os alunos da  não pagam mensalidade e os professores não recebem pró-labore. É uma pós-graduação co-financiada pelo Governo Federal”, afirmou Rita Chaves, vice-coordenadora do mestrado profissional na UFPI.

Professores comemoram a implantação do mestrado em propriedade intelectual, inovação e transferência de tecnologia

Lívio Nunes ressaltou que o mestrado é destinado à formação de agentes multiplicadores e pesquisadores na área de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica, de forma relevante e articulada com a atuação de Núcleos de Inovação Tecnológica das organizações.

“A pós-graduação é realizada de forma integrada, reunindo Pontos Focais (que são as instituições de ensino superior, responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre) e pelas Instituições Associadas (instituição colaboradora que integra a rede nacional Profnit e atua junto à universidade, podendo disponibilizar corpo docente permanente ou colaborador e ofecer auxilio no fomento à infraestrutura)”, enfatizou o superintendente da Fadex.

O coordenador do mestrado acrescentou que o ponto focal UFPI foi uma construção envolvendo ainda a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com quadro docente com vasta experiência nos campos da inovação e do empreendedorismo. “O mestrado profissional é um ganho para a UFPI, Uespi e o IFPI, e também para a Fadex, que cumpre seu papel social de fomento ao ensino e à inovação”, finalizou.

QUADROS DE PROFESSORES DO PROFNIT UFPI

Lívio César Cunha Nunes